Reading time: 1 minute
Olá!
Bom, de cara já vou te falando que esta modalidade de aluguel existe, sim!
Um dos fatores que contribuíram para que cada vez mais locadores e locatários optassem por este tipo de contrato foi:
- Pelo lado dos locadores: a dificuldade em vender o imóvel, acaba fazendo com que os proprietários assumissem custos com um imóvel que eles já queriam se desfazer. Então, muitos preferiam deixar de vender para alugar e não assumir mais estes custos.
- Pelo lado dos locatários: se a pessoa vai se mudar para uma cidade nova, um bairro novo ou mesmo um prédio novo no bairro onde já reside, nunca sabe como vai ser a sua experiência. Então, o contrato de locação com reserva de compra vem bem a calhar. Funciona quase como um Teste Drive do imóvel.
Como você já deve ter notado, é uma situação que vem ao encontro das necessidades tanto do locador quanto do locatário. E mais: o locatário, ao fim do prazo estipulado para o aluguel, não precisa comprar o imóvel. Vai que não gostou da vizinhança, ou teve dificuldade com acesso, ou seja lá qual foi o motivo. Cumpre o prazo do contrato e tchau!
Já o locador, ou seja, o proprietário, não pode desistir da venda. Está obrigado a cumprir o contrato de venda mesmo não querendo mais.
Uma coisa bem legal deste tipo de contrato é que quando for realizada a venda, todas as parcelas pagas à título de aluguel, serão descontadas do valor total da transação. Isso é muito bom, pois diminui o valor final que o locatário terá que financiar, se este for o caso.
Tem muito material na internet sobre o assunto. Basta dar uma “googada” com “aluguel com promessa de compra”.
Espero que este simples artigo tenha de ajudado.
Agora é procurar o corretor de sua confiança para te ajudar a encontrar um imóvel cujo proprietário esteja disposto a fazer um contrato como este.
Até.