Reading time: 1 minute
Oi!
Legal ter você aqui!
Este artigo é o segundo sobre os prós e contras da compra ou aluguel de imóveis. Se você não leu o primeiro, clique aqui para ler o artigo sobre os prós e contras na compra de imóveis.
Neste artigo, vamos fazer uma lista dos principais prós e contras para você que está avaliando se vale à pena alugar um imóvel ao invés de comprá-lo. Lembrando que, como dissemos no primeiro artigo, o mais indicado para você vai depender, principalmente, no seu momento de vida, ok? Afinal, o que pode ser bom para você hoje, pode não ser mais daqui à uma semana.
Segue a lista.
Prós
- Planejamento: você mora de aluguel, enquanto se capitaliza para realizar a sua compra dando uma entrada maior. Desta forma, vai pagar prestações menores de financiamento.
- Praticidade: você pode escolher um imóvel mais afinado com a sua rotina. Por exemplo, mais próximo do seu trabalho ou da sua faculdade.
- Liberdade: você consegue mudar de imóvel caso não goste do local. Ou vai que você arruma um emprego fora da sua cidade ou até mesmo em outro estado!
- Custo: você pode dividir o aluguel com um(a) amigo(a), baixando, assim, o seu custo mensal.
Contras
- Burocracias contratuais: alugar um imóvel é um processo muito burocrático. Quer coisa mais chata do que pedir para alguém ser seu fiador!
- Valor: dificilmente o valor do aluguel vai baixar. Só em casos muito especiais isto ocorre. Via de regra, não.
- Não é investimento: o valor do aluguel que você vai pagar não é revertido em retorno financeiro para você. À menos que você alugue com opção de compra. Clique aqui para ler um artigo sobre este assunto.
- Sair antes do prazo: ter que sair antes do prazo que você acha ser o conveniente dentro do seu planejamento. O proprietário pode pedir o imóvel antes do tempo que você esperava.
Bom!
É isso! Esperamos ter ajudado. Mas você já sabe: dá uma “googada” e pesquise mais.
Fique na Paz!