Reading time: 2 minutes
Você sabe como funciona o financiamento habitacional?
Pois bem. Este artigo é para você que não sabe nada do financiamento habitacional. É uma pequena introdução ao assunto só para você ter uma ideia geral de como é o processo. Não pretendemos esgotar o assunto com esta explicação, pois o financiamento é permeado de muitas nuances e precisa ser entendido caso à caso.
Inegável a preferência pela Caixa Econômica quando o assunto é financiamento habitacional. Mas de um tempo para cá, a história vem mudando. O futuro dono de um imóvel, como você, agora pode contar com linhas de crédito de bancos particulares. Muitas vezes, à depender do nível de relacionamento que você vai manter com a instituição financeira, os juros são até mais convidativos.
Bom, mas vamos deixar de enrolação e ir direto para o conteúdo!
Via de regra, os bancos financiam até 80% do valor da transação. Os 20% restantes você terá que cobrir com recursos próprios. E aí vai depender de sua negociação com o vendedor. Estes 20% podem ser em dinheiro, bens móveis e imóveis ou o seu FGTS (mas aí é assunto para outro artigo).
Para o banco saber o quanto vai te emprestar, ele vai fazer um estudo de suas finanças para saber o quanto que você pode comprometer de seu orçamento. Digamos que o banco verifica que pode te financiar os tais 80%. Depois disto, o banco vai mandar fazer uma avaliação do imóvel para saber se o valor deste imóvel será suficiente para cobrir uma possível inadimplência sua, com consequente retomada do bem. Você paga por esta avaliação, ok!
Feito isto, o banco vai proceder um estudo da documentação do imóvel, assim como do(s) vendedore(s). Lembrando que nem você nem o(s) vendedore(s) podem ter restrição de crédito. Ou seja, o famoso “nome sujo”, senão, já era seu sonho!
Estando tudo certo, vai ser feito o contrato e marcada a data de assinatura do contrato. Vá reservando um dinheiro para esta fase. Aqui você tem que pagar o imposto para a Prefeitura de sua cidade, o ITBI. Também terá que deixar uma grana para o registro do imóvel. No momento da assinatura do contrato, é muito comum a banco te cobrar um seguro do imóvel e outro para você. Não é muito legal, pois dá a impressão de venda casada (e é mesmo!), mas pense que você estará se resguardando caso aconteça alguma coisa.
Passado tudo isto, pronto! Você receberá suas chaves e poderá providenciar sua mudança.
Seja feliz com sua família na sua nova casa!
Quer um conselho? Converse com seu gerente. Diga à ele que você pretende comprar a sua casa própria. Ele é a pessoa ideal para você obter as informações necessárias para dar entrada no seu financiamento!
Tchau!