Reading time: 1 minute
O financiamento habitacional é uma forma popular de adquirir a casa própria. É um tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras que ajuda os compradores a pagar a casa ao longo de um período de tempo, geralmente de 20 a 30 anos.
O processo de financiamento habitacional começa com a avaliação da capacidade de pagamento do comprador. Os credores irão considerar o histórico de crédito, renda e outras dívidas para determinar o valor que o comprador pode solicitar emprestado. Geralmente, o valor máximo do empréstimo é de cerca de 80% a 90% do valor da casa.
O próximo passo é encontrar a casa desejada e negociar o preço com o vendedor. Uma vez que o preço é acordado, o comprador e o credor estabelecem os termos do empréstimo, incluindo a taxa de juros e o prazo de pagamento.
Uma vez que o empréstimo é aprovado, o comprador faz um pagamento inicial e o credor faz o pagamento integral para o vendedor. O comprador, então, começa a fazer pagamentos mensais ao credor, que incluem o principal e juros.
É importante lembrar que a propriedade fica como garantia do empréstimo. Isso significa que, se o comprador deixar de fazer os pagamentos, o credor pode tomar a casa de volta.
Ao longo do tempo, à medida que o comprador faz os pagamentos mensais, a quantidade de dinheiro que deve diminui, enquanto a equidade (parte da casa que pertence ao comprador) aumenta. No final do prazo de pagamento, a casa é totalmente paga e pertence completamente ao comprador.
O financiamento habitacional pode ser uma ótima maneira de realizar o sonho da casa própria, mas é importante ter certeza de que o comprador pode pagar os pagamentos mensais a longo prazo e que entende todos os termos e condições do empréstimo antes de assinar o contrato.
*Lembramos que as condições podem alterar de acordo com as instituições e legislações.
CLIQUE AQUI para ver as ofertas que a União Imóveis tem para você!